Textos do Hugo

Na busca da paz e do equilibrio

Eu sei que às vezes tudo parece agitado demais. Você só precisa de alguns minutos de paz e silêncio, eu sei… Todos precisamos. O ato de refletir passa despercebido na maioria das vezes, pois a agitação dos nossos dias acaba por suprimir todo e qualquer desejo por recolhimento. Da hora em que despertamos ao instante em que dormimos, somos alvejados por trilhões de expectativas, exigências e obrigações… Tarefas do trabalho, obrigações sociais, problemas familiares, irrealizações inerentes à vida… Tudo se mistura, tudo se transforma numa força gigantesca, capaz de esmagar-nos a crença de que somos capazes de vencer e conquistar a paz. Mesmo que tudo isso pareça um fardo pesado demais para carregarmos, é preciso calma. É preciso paciência. O recolhimento íntimo se torna ferramenta essencial para uma vida minimamente equilibrada. Não estou aqui para dar receitas de meditação ou ditar regras para melhorar a sua vida, pois sou apenas mais um entre muitos que buscam encontrar o sentido verdadeiro de existir… Esse recolhimento íntimo pode ser um passeio, uma caminhada, uma oração, o apreciar de uma boa música, uma conversa agradável com aquela pessoa por quem você sente carinho e amor… Enfim, cada um de nós encontrará a forma mais adequada para se conectar consigo mesmo, em busca da paz e do equilíbrio. O que não podemos, jamais, é esquecer de quem somos. Lá fora a realidade grita e oprime, exige posturas, engole seus sonhos e impede o raciocínio… Já falei disso também em outros textos, e aqui repito: Reflita bastante a respeito de seus atos. Busque a compreensão perfeita dos seus desejos, dos seus sonhos, da sua personalidade… Não se contente em seguir qualquer padrão pré-estabelecido. Faça da sua vida um estado de graça, um desafio de superação, uma jornada cujo destino final seja o encontro com o “eu” verdadeiro, e não com um “eu” estipulado por uma sociedade. Creio que só encontraremos a paz integral quando compreendermos com perfeição quem somos de verdade.

The following two tabs change content below.
Hugo Ribas é pisciano, escritor, leitor e também uma metamorfose ambulante. Criador deste blog e colunista do blog Que Me Transborde, adora se perder em sentimentos escritos e nem sempre consegue se encontrar em suas próprias palavras. Personagens, narrador e pensamentos se fundem num texto só. Nasceu em Jundiaí - SP e mudou-se para São Paulo - SP aos 16 anos, onde se formou em Design Gráfico e cursou teatro pelo Teatro Escola Macunaima. Apresentou peças de Gianfrancesco Guarnieri e Friedrich Dürrenmatt.

Latest posts by Hugo Ribas (see all)

Comments

comments

2 thoughts on “Na busca da paz e do equilibrio”

  1. Sabias palavras. Quando conseguimos viver sem cobica, sem luxos, aceitando o simples e basico, comecamos a permitir que a paz se manifeste e com ordem e metodo alcancamos equilibrio e tudo fica + feliz e completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *