Textos do Hugo

Você tem coragem o bastante para perdoar?

Fotografia enviada pela leitora Lindainês Nunes.

A verdade é que temos dificuldades para reconhecer os próprios erros… É sempre mais fácil jogar toda a carga de responsabilidade em cima do ombro do outro. Não seria mais fácil apelarmos para conversas francas?! Não seria mil vezes mais maduro conversar de coração aberto… Sem recriminações e acusações? Sim, seria. Mas ainda não aprendemos a lição de que é bem melhor ser feliz do que ter razão.

Carregamos nos ombros o peso dolorido da intolerância e do rancor. Exigimos dos outros uma perfeição inatingível, afinal de contas quem aqui nunca errou?! Acho tão estranho isso. Somos exageradamente compreensivos quando se trata dos nossos erros, mas somos implacavelmente tiranos quando se trata das imperfeições alheias. Rompemos relações, perdemos amizades e nos afastamos das pessoas… E tudo isso só porque eventualmente elas não corresponderam à alguma expectativa criada por nós.

Acorde! Pessoas perfeitas não existem. Não se comporte como um juiz implacável.

Seria importante nessa hora pensar em perdoar, cogitar a possibilidade de uma conversa sincera… Corações abertos são capazes de resolver inúmeros problemas. Lembrando que perdoar não significa concordar com um ato ou pensamento… Perdoar é compreender que estamos todos sujeitos ao erro. Hoje sou eu o ofendido, mas amanhã posso ser o ofensor.

Vamos pensar sobre isso?!

The following two tabs change content below.
Hugo Ribas é pisciano, escritor, leitor e também uma metamorfose ambulante. Criador deste blog e colunista do blog Que Me Transborde, adora se perder em sentimentos escritos e nem sempre consegue se encontrar em suas próprias palavras. Personagens, narrador e pensamentos se fundem num texto só. Nasceu em Jundiaí - SP e mudou-se para São Paulo - SP aos 16 anos, onde se formou em Design Gráfico e cursou teatro pelo Teatro Escola Macunaima. Apresentou peças de Gianfrancesco Guarnieri e Friedrich Dürrenmatt.

Latest posts by Hugo Ribas (see all)

Comments

comments

1 thought on “Você tem coragem o bastante para perdoar?”

  1. Seria mais fácil perdoar as falhas dos outros mais as vezes não perdoar torna se um fardo grande e angustiante não carrego maguas talvez uma dor profunda. mas leve e não raiva ou maguas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *