Promessas de Ano Novo de NOVO?!

Promessas de ano novo de novo?

Todo ano é a mesma coisa: promessas e mais promessas na Virada. Perder peso, mudar de emprego, conquistar um amor. Para este ano, certamente, haverá planos de: como ‘fugir do embuste’, ‘tirar o ranço’, ‘excluir a falsiane’, ‘se declarar para o sapão’ ou até mesmo ‘arrumar um trabalho top’.

No entanto, minha pergunta é: Por qual motivo, razão ou circunstância fazemos isso justamente no Ano Novo?

É de comum acordo que nada (ou quase nada) do que prometemos entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro se torna realidade. Ou você esqueceu daqueles 5kg a menos do ano passado? Ou daquele crush de 2014 que você nem lembra mais o nome, mas que você queria de qualquer jeito?

Só que para este ano, já estamos pensando no que iremos querer/pedir/prometer etc… Eu duvido, por exemplo, que você não tenha visto uma ‘brusinha’ amarela porque está precisando de grana em 2018! Ou uma calcinha vermelha porque amor não pode faltar!

Mesmo tendo a plena consciência disso tudo, vamos fazer novamente a mesma coisa. E de 2018 para 2019 também, de 2019 para 2020 também e assim vai. Isso porque o Ano Novo é e sempre será um período de renovação, de reconstrução e, principalmente, de respiração. “Ué, Érika! Tá doida? Respiro o ano todo”. Eu sei, mon amour. Porém, com o cotidiano atarefado que temos hoje, em que somos uma, duas, três e um milhão ao mesmo tempo, em qual momento paramos para respirar e analisar o que somos e o que fazemos? Nunca.




Ou melhor, fazemos isso quando há uma séria RUPTURA… Que no caso aqui tratado seria o Ano Novo. Aquele milésimo de segundo em que fechamos os olhos e ouvimos os primeiros fogos. Aquele milésimo de segundo em que as resoluções parecem tomar forma e entrar em nós como oxigênio.

E mesmo que saiam no segundo seguinte como o gás carbônico que expelimos, elas estiveram lá por alguns instantes… E podem ter feito morada em um cantinho do cérebro, para depois criarem raízes mais fortes e fincadas. Ou podem ter só ido passear um pouco e saído fora de vez.

Quando paramos para pensar e respirar, mesmo que seja só no momento da virada, podemos entender um pouquinho mais do que a mente tenta nos pedir a todo momento… Seja com lembranças, seja com ideias ou, até mesmo, com dores físicas (o cérebro manda em tudo, baby).

Ou você vai me dizer que nunca olhou uma vitrine, viu uma calça divina mas ao olhar o preço lembrou que precisava de aumento? Ou que ao passar com pressa para um compromisso e vir um casal apaixonado, pensou em fazer um jantarzinho a dois, só para que tivessem um tempo juntos? Ou viu a cena de um filme romântico e imediatamente o coração disparou, as pupilas dilataram e você sentiu como se uma manada de elefantes dançasse na boca do seu estômago?

Aposto que sim. É sua mente pedindo que você pare um pouco na sua atarefada vida… Pense no que lhe é caro, no que lhe é imprescindível.

E sabendo isso tudo, o importante é o que pensamos naquele instante, naquela virada da meia-noite. Quando olhamos para nós mesmos com olhos realizadores. Quando parece que o cronômetro para na hora zero e começa tudo de novo… Dando uma nova oportunidade de achar sua direção correta.

Mas, como todos sabem, às vezes até os mais fortes desbravadores perdem a bússola e não encontram de primeira o caminho. A diferença é que nunca deixam de procurar a melhor trilha, a trilha que irá leva-los à felicidade!

Vamos respirar, pensar e prometer chegar na nossa trilha em 2018? VAMOS!


Se você gostou deste artigo da Erika dos Anjos, leia também essa publicação, você vai AMAR com certeza: A presença de Anitta

Eu também sou colunista de outros blogs, dá um pulinho lá para conferir: Que Me Transborde / Superela /  Recalculando a Rota.

The following two tabs change content below.

Erika dos Anjos

Érika dos Anjos é uma jornalista carioca, apaixonada por livros e adora dar pitaco nos acontecimentos do dia a dia. Ah, o mais importante, Aquário com ascendente em Leão e lua em Capricórnio.

Latest posts by Erika dos Anjos (see all)

Comments

comments

Erika dos Anjos

Érika dos Anjos é uma jornalista carioca, apaixonada por livros e adora dar pitaco nos acontecimentos do dia a dia. Ah, o mais importante, Aquário com ascendente em Leão e lua em Capricórnio.

Um comentário em “Promessas de Ano Novo de NOVO?!

Os comentários estão desativados.